Notícia publicada em 13 abril 2020 na revista MotoMais.

A ansiedade começa a aumentar e nos bastidores sente-se o nervosismo que se vai acumulando nos comentários que os vários pilotos inscritos no novo Troféu Aprilia Tuono CUP expressam nas redes sociais.

Só alguns tiveram o privilégio de rodar com as Tuono num Track Day realizado no Estoril no início de Março, ainda sem Kit do Troféu montado, e poderem sentir as primeiras sensações do que é pilotar aquela que irá, em paralelo com as motos do Troféu ZCUP, animar o CNV deste ano.

Nesse dia, apenas a moto do organizador, o piloto Paulo Vicente, tinha o Kit Troféu montado, pois o mesmo tinha como objectivo testar a moto com todos os componentes que foram definidos para o Kit Tuono CUP e poder vir eventualmente a fazer alguma correção ou ajuste antes da competição se iniciar, tal como estava previsto, na primeira prova do CNV deste ano, infelizmente adiada por motivos óbvios.

Paulo Vicente quis também perceber o comportamento da Tuono com a centralina Racing da Aprilia montada, não só em pista como no banco de ensaio e perceber o nível de evolução, comparativamente à moto standard, das curvas de binário e de potência.

Aprilia Tuono Cup no Banco de Ensaios da AG Racing

Em testes no banco de ensaio da AG Racing e já com o Kit Racing montado, a TUONO revelou os seus valores reais de potência e binário do motor tendo atingido os 172 hp às 11.500 rpm e um binário máximo de 120.17 Nm às 9.300 rpm, contra os 160 hp reais da versão standard com 112.25 Nm de binário. (ver gráfico)

O Kit Racing incluído na inscrição no Troféu Tuono CUP inclui o seguinte:

  • Centralina APRILIA Racing
  • Kit completo de carenagens TECHNO CARBON
  • Ponteira IXIL modelo TUONO CUP
  • Peseiras racing BONAMICI RACING
  • Tampão de gasolina racing BONAMICI RACING
  • Espuma para o depósito de gasolina Explosafe
  • Kit completo de protecções de motor GB RACING
  • Cogumelos/ protecções de chassis GB RACING
  • Protecção da manete de travão BONAMICI RACING
  • Tampão de óleo freável PUIG
  • Cavalete traseiro
  • Apoios de cavalete GB RACING
  • Kit gráfico AQD com a decoração oficial TUONO CUP

*Nota: Os pneus não estão incluídos no Kit (só os de origem) mas a organização do Troféu tem acordo com a Dunlop para fornecer pneus de competição a preços muito especiais durante toda a época.

A Aprilia Tuono V4 RR de 2020 foi a versão escolhida em detrimento da versão Factory por questões económicas e com o objectivo de manter o custo final o mais baixo possível. De facto por pouco mais do PVP normal da moto comprada no stand (16.860 eur), os participantes no Troféu Aprilia Tuono CUP obtêm não só a moto já matriculada, podendo assim beneficiar de financiamento, como o KIT Troféu, um fato de competição de 1 peça feito à medida do piloto e ainda todas as inscrições nas provas previstas no calendário, lugar em boxe, transponder, peças sobressalentes a preços especiais, serviço de inscrição, verificações técnicas em cada prova, fotos dos eventos e 2 refeições por dia (piloto e ajudante).

As Aprilia Tuono V4 RR, motos do segmento Power Naked, carregam consigo o que de mais actual existe em termos tecnológicos na marca italiana, sendo que a sua electrónica contida no novo pacote APRC, provém directamente da sua irmã super desportiva RSV4, garantindo sofisticação máxima no controle electrónico em duas rodas, incluindo ABS em curva, QuickShift activo nos dois sentidos, limitador de velocidade no PitLane e Cruise Control.

O seu motor V4 debita segundo o fabricante 175 CV e atinge um binário máximo de 121Nm, valores que estão no topo do seu segmento, e está montado num quadro de competição que garante um desempenho sem paralelo.

Estas são as funcionalidades que Aprilia Tuono V4 RR de 2020 inclui: (idênticas na versão Factory) – Ver Ficha Técnica AQUI

  • ATC – Aprilia Traction Control ajustável em andamento e com 8 níveis distintos
  • AWC – Aprilia Wheelie Control com ajuste possível em 3 níveis em andamento
  • ALC – Aprilia Launch Control para utilização apenas em pista e também com 3 níveis de intervenção
  • AQS – Aprilia Quick Shift  que permite a passagem de caixa nos dois sentidos sem ter que desacelerar nem embraiar
  • APL – Aprilia Pit Limiter sistema que permite limitar a velocidade no Pit lane de acordo com os limites estabelecidos em regulamento
  • ACC – Aprilia Cruise Control para poder manter uma velocidade de cruzeiro constante em viagens longas ou em auto-estrada

Ao dia de hoje não temos informação da FMP sobre quando e onde se irá iniciar o CNV 2020 mas, caso não se venham a organizar todas as provas previstas no calendário deste ano (2 Sessões de Treinos + 6 Provas), as provas que não se realizarem ficarão a crédito dos pilotos participantes para o Troféu do próximo ano.

O calendário de Provas Inicialmente previsto inclui 2 corridas por fim de semana, 1 no sábado e outra no domingo, com um total de 10 voltas cada.

Aguardemos então mais e melhores notícias pois todos queremos ver as Tuono V4 1100 RR do Troféu a rodar nas pistas nacionais…