TUONO CUP

 O troféu TUONO CUP é uma fórmula de iniciação desenhada para os “menos novos” que gostam de andar de moto e sempre pensaram dar um salto ás pistas, mas que os seus afazeres e responsabilidades só lhes libertam alguns fins de semana para dedicarem á sua paixão.

É para estas pessoas (mais de 25 anos de idade) que a TUONO CUP foi criada e por isso se optou por uma “naked bike”, a Aprilia Tuono V4 1100 RR, por ser este tipo de motos mais fáceis de aprender. Estas motos têm também a vantagem de serem polivalentes e servirem para o dia-a-dia, mas a intenção é que as pessoas venham acelerar nas pistas e não nas estradas e por isso entrega-se, com a inscrição, uma moto pronta para correr.

Porque se pretende uma fórmula acessível a qualquer um, a TUONO CUP aceita inscrições com a moto partilhada por 2 pilotos. Neste caso acresce ao valor da inscrição, os valores do fato adicional, da Licença Desportiva para o 2º piloto, das refeições e pouco mais.

Para que a questão financeira não seja um entrave, o importador nacional da Aprilia através do seu concessionário Officina Moto, promovem o financiamento através dos seus parceiros.

Por ser uma fórmula de iniciação, não se podem inscrever pilotos que tenham feito pódios nas categorias principais de 600 e 1000 do Campeonato Nacional nos últimos 5 anos inclusive, e as alterações à moto são limitadas ao essencial: verificação da pressão dos pneus, da quantidade de gasolina no depósito, do setting das suspensões (compressão, extensão e pré-carga) e do posicionamento das “bainhas” no “T” dianteiro que altera a geometria da moto e pouco mais.

Para encontrar “aquela diferença” em pista, os pilotos somam aos parâmetros anteriores, a posição na moto (cada um tem o seu jeito), as trajectórias, os pontos de travagem e de aceleração, a forma física, etc, aspectos no seu total mais do que suficientes para entreter os pilotos iniciantes e mesmo os menos iniciantes.

Os pneus oficiais da TUONO CUP são os D212 Slick da DUNLOP para seco e os KR Rain também da DUNLOP para pista molhada que são o topo de gama desta marca à semelhança do nível e qualidade dos restantes equipamentos e acessórios.

Na inscrição BASE, os pilotos inscritos recebem uma APRILIA Tuono V4 1100 RR nova, preparada com o KIT CUP, em conjunto com um fato de cabedal de 1 peça, modelo TUONO CUP feito à medida, as inscrições nas provas incluídas no calendário, espaço nas Boxes partilhadas mas exclusivas, o transponder obrigatório, refeições para 2 pessoas durante os dias das corridas, aconselhamento técnico e disponibilidade de sobressalentes no local (para ninguém ficar apeado).

Para os que optem por utilizar a sua moto, está prevista a inscrição MOTO-PRÓPRIA onde estará incluído tudo o que faz parte da inscrição BASE, excepto a moto.  Estas motos terão de ser do modelo Tuono V4 1100 RR e estar em bom estado para evitar outros custos que não os cobertos pela aplicação do Kit Cup, algo que será avaliado quando da entrega da moto para ser preparada.